quinta-feira, 28 de junho de 2012

O valor das coisas pequenas em São Gilberto



"Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes.
E quem e injusto nas coisas pequenas, será também nas grandes"
Lc. 16,10


             Quando a mãe de São Gilberto o esperava em seu ventre, ela sonhou que a lua pairava sobre seu ventre e tornou-se uma lua cheia e brilhante. Ela viu anos mais tarde que esse era um sinal em relação ao seu filho que tinha uma pequena deficiência física que o impossibilitava a seguir a carreira do pai, de ser militar e conquistar.
             Sua vida foi fortemente marcada pela ausência de todo tipo de afeto humano por parte dos seus, incluindo os empregados das terras de seu pai que chegaram até a ridicularizar ao pequeno Gilberto em sua fraqueza humana.
             Mas, o mais importante foi que ao longo de sua vida ele foi capaz de perceber que o valor das coisas pequenas atingem o coração de Deus e que nada pode afetar a confiança no poder e no amor de Deus que vai conduzindo a história dos seus quando se abandonam totalmente em seu amor.
             São Gilberto foi percebendo claramente em sua vida a mão de Deus que o conduzia pelos caminhos mais seguros e tranquilos que ele jamais poderia pensar, pois, que ainda sua incapacidade para as coisas importantes de seu tempo estavam longe ao seu alcance, o mesmo não se poderia dizer a respeito das coisas do espírito que o impulsionava ao mais longo caminho que alguém poderia imaginar percorrer: o caminho da santidade de vida.
            Esse caminho foi alcançado porque soube ele confiar em Deus, deixar-se ser conduzido pelo seu espírito que ao transformar as pequenas coisas a cada dia foi tornando-o um grande homem do mistério redentor do próprio homem.
            Gilberto aprendeu a ler os sinais do seu tempo e respondeu a eles com a sua obediência e entrega total e confiante naquele que tudo pode. Cumpriu-se em sua vida o chamado feito pelo Cristo de ser sal da terra e luz do mundo (cf. Mt. 5,13-16). Ele aprendeu desde a sua juventude a olhar para o amor infinito de Deus e permitir que Ele pudesse dar sentido à sua vida.
             São Gilberto aguardou ansiosamente a revelação dos desígnios do Senhor em sua vida e ao deixar-se ser modelado por Ele cumpriu-se em sua vida a palavra de Deus que diz "humilha teu coração, espera com paciência" (Eclo. 2,2a).
            Assim sua vida foi fortemente marcada pela perseverança no seguimento ao Senhor e na sua total confiança e obediência porque aqueles que são muito amados por Deus são experimentados como o ouro e a prata ao fogo (cf. Eclo. 2, 5) e isso se vê claramente na sua longa vida.
            São Gilberto foi capaz de olhar com os olhos da fé para todos os acontecimentos de sua vida e ver que em cada momento foi convocado a amar e a temer o Senhor, que é rico em misericórdia para todos os que nele esperam e confiam. Deus é cheio de bondade e ternura e não são confundidos os que nele depositam toda a sua esperança.
            Para perceber o valor das pequenas coisas a cada dia é necessário um coração e um espírito que busquem a Deus como seu único refúgio. Assim fez São Gilberto e assim ele viveu sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário