terça-feira, 21 de agosto de 2012

Priorado de Santa Maria em Catley

          

            O Priorado de Catley estava situado na vila de Walcott, que naquele tempo em que o priorado foi fundado fazia parte da paróquia de Billinghay. Os monges e as monjas pertenciam a Ordem Gilbertina. O priorado gilbertino de Catley de Santa Maria, foi fundado como uma casa dupla entre 1148 e 1154 por Pedro de Billinghay. Ele doou-o com:
- a inteira ilha de Catley;
- o terreno da granja e de algumas terras aráveis em Walcott;
- a igreja de de Billinghay e a capela de Walcott;
- uma pastagem para 400 cabeças de ovelhas nas duas cidades e os direitos de pesca no pântano de Walcote.
       Pedro de Billinghay pode ter sido parcialmente motivado pelos benefícios econômicos que sua propriedade rural poderia obter da melhoria das terras com as quais os gilbertinos primavam. 
              Raul Alselin de Ruskington foi talvez o mais generoso patrono garantindo a granja de Sleight perto de Catley no pântano de Digby e confirmando os extensos dotes de terras e direitos de pastagem para seus homens em Digby, Dorrington e Brauncewell.  Pelo final do século o priorado tinha também adquirido terras e direitos em muitas das vilas ao redor com pequenas parcelas também na região de Lindsey.
          Catley, no entanto, não era um priorado rico. O priorado estava limitado por ordens de São Gilberto ao número de 60 monjas e irmãs e 35 cônegos e irmãos. 
              O priorado foi dissolvido em 25 de setembro de 1538.      



Igreja de São Miguel e Todos os Santos em Billinghay, hoje anglicana


Igreja de Santo Oswaldo em Walcott









Nenhum comentário:

Postar um comentário