segunda-feira, 19 de novembro de 2012

São Gilberto e os sinais dos tempos


         


          A fidelidade de São Gilberto é perceptível quando ao lermos sua história e os acontecimentos relacionados à sua vida podemos perceber claramente seu abandono à graça e ternura de Deus. Ele é considerado sábio porque soube ser prudente aos sinais ao seu redor, soube julgar retamente. Aprendeu a conduzir sua vida pela justiça que vem de Deus e, assim, tornou justo, experimentou o êxito e, sobretudo, confiou na providência de Deus toda a sua história para que pudesse ser encontrado na virtude dos ensinamentos do Senhor.
            São Gilberto pode com toda certeza ser contado, ser identificado com os piedosos, que soube renunciar aos meios violentos para que pudesse prevalecer o direito de Deus. Aprendeu a instruir muitos nos caminhos da justiça divina que supera os meros conhecimentos humanos acerca da condição de vida do homem alienado aos valores terrenos e passageiros.
             São Gilberto aprendeu a ler os sinais dos tempos por causa de sua constância na busca do bem que supera o triunfo do mal, da fidelidade ao Deus único e salvador à busca das idolatrias que sempre são apresentadas aos seres humanos como respostas mágicas aos desafios humanos de cada dia.
            A chave para a interpretação dos sinais dos tempos é a Palavra de Jesus. A força de sua palavra nos mostra que tudo é transitório e que a consumação dos tempos já começa em nossas decisões e na escuta confiante da Palavra do Senhor que já opera em nossos corações e vida à medida que buscamos fazer uma leitura fiel os acontecimentos iluminados pela força e presença do Ressuscitado.
            São Gilberto pôde experimentar que com sua fé no Senhor Jesus aprendeu a perceber os sinais e que sua vida está segura nas mãos de Deus. Soube discernir os sinais precursores para decidir pelo seguimento na radicalidade de Jesus Cristo. Esse discernimento o fez estar em atitude de constante vigilância e, assim, soube responder seu chamado à santidade de vida.
             Sua fé esteve alicerçada na Ressurreição do Senhor, na glória revelada aos filhos de Deus que, com sabedoria, estão aptos a perceberem à luz da santa Palavra de Deus, o insistente convite de Deus para que os nossos pés estejam firmes nos caminhos de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário