sexta-feira, 2 de novembro de 2012

São Gilberto: homem forte em Deus

            

           Os santos são homens e mulheres fortes em Deus pois viveram sua assimilação de vida em conformidade à pessoa de Jesus. São bem-aventurados no céu, mas já começaram, pela vivência cotidiana dos valores das bem-aventuranças nesta vida terrena.
            São Gilberto foi um homem marcadamente aberto à prática das virtudes heróicas, seja pela comunhão de sua vida com a proposta de Jesus seja pelo seu testemunho no serviço aos outros. Tudo isso revela que sua força consistia em estar em plena sintonia e comunhão com Deus. Ninguém pode ser forte sem a força do Espírito que vem de Deus.
             Essa força é manifestada à medida em que o ser humano consegue abastecer sua aljava para a luta contra as forças que se contradizem ao projeto de vida que Deus nos propõe. Ser forte em Deus é saber reconhecer sua fraqueza e saber ao mesmo tempo colocar-se no abandono confiante à divina bondade e misericórdia de Deus.
             São Gilberto viveu intensamente o dom do seu batismo para obter a força de vencer em todas as tribulações e provações, para receber a graça de Deus.
             O abandono confiante em Deus conduz o santo a perceber na infinita ternura de Deus a sua força e nela confia sua vida. Ninguém pode ser forte e santo longe da presença vivificante do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho. Ninguém pode ser santo sem a sabedoria que vem de Cristo em sua vida e palavra. Ninguém pode dar testemunho pela sua vida se não estiver abastecido e robustecido em Deus.
             Foram estas as experiências concretas de vida que tornaram São Gilberto um homem forte em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário