sábado, 9 de fevereiro de 2013

O ano da fé e São Gilberto

         

            O Santo Padre, o Papa Bento XVI convocou toda a Igreja a celebrar o Ano da Fé, através de sua carta Apostólica Porta Fidei a proclamar a fé em Jesus Cristo neste tempo em que vivemos mergulhados numa sociedade materialista e cada vez mais longe dos planos de Deus para o ser humano.
            O Papa assim convida a todos à uma oportunidade de renovar sua adesão a Jesus Cristo pelo dom do batismo, renovando suas promessas e vivendo como testemunha do amor do Pai que nos foi revelado plenamente em seu Filho Unigênito.
            Celebrar o ano da fé é também um convite propício para que os crentes dos dias de hoje vislumbrem através da história aqueles, homens e mulheres, que viveram suas vidas fortemente marcada pela presença dessa fé que impulsionou a poderem dar o vivo testemunho com suas vidas, palavras e ações concretas que, de certa forma, foram transformando a sociedade, a igreja e o mundo em cada tempo favorável em que estes viveram a graça de sua fé.
            Desta forma podemos com toda a certeza olhar para a pessoa de São Gilberto e à luz daquilo que a Igreja, nossa Mãe e Mestra, nos propõe, perceber a realização dessa fé comprometida com a vida e com o processo do homem novo, recriado pelo dom batismal.
            São Gilberto viveu coerentemente sua vida iluminada pela fé e sua fé tornada vida em suas atitudes. Aprendeu com a sua história a perceber a sua fé iluminada pela fé da Igreja a viver de forma radical sua adesão incondicional aos desígnios de Deus, pôde compreender à luz da razão a revelação na história da ação do amor de Deus; enfim, pôde contemplar em sua fé iluminada a ação do Espírito Santo para a vida nova a cada dia.
            A fé de São Gilberto permitiu a ele ao longo do seu caminho ir percebendo a ação de Deus, transformando a realidade, a esperança, a fidelidade para que pudesse ver no processo salvífico, nas várias etapas da revelação, o amor de Deus. Sua fé esteve muito além de apenas um sentimento, alcançou o nível da razão que conduz necessariamente a um caminho de conversão pessoal e de uma renovada opção livre pela decisão do seguimento do Senhor, nosso único Salvador. 
            Tudo isso viveu com vigor São Gilberto. Olhando para a sua vida e para a nossa, vemos que nossa fé deve ser celebrada e vivenciada plenamente, sobretudo, para que o nosso mundo conheça a pessoa de Jesus Cristo.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário