segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

São Gilberto: homem da aliança com Deus

               

          Deus em sua ternura infinita em relação ao ser humano é sempre presente em sua história e firma com a humanidade uma aliança de amor. A decisão é tomada por Ele em favor da fraqueza e pequenez humana. Lemos no Livro do Gênesis, no capítulo 15 o relato da aliança firmada com Abrão e, através de Abrão com toda a raça humana. O amor de Deus revelado ao firmar esta aliança é plenificado quando vem de encontro àquilo que é próprio do amado, ou seja, Deus vem de encontro ao ser humano em seu momento e sua realidade. É um amor repleto de compaixão e respeito pela criatura para que possa compreender seus desígnios de amor.
          Quando olhamos para o homem Gilberto podemos claramente perceber esta mesma ação de Deus em relação à sua vida e sua história. É o mesmo Deus que toma a decisão de vir ao seu encontro e neste encontro realiza-se uma aliança também firmada pela ternura e misericórdia de Deus para com o homem Gilberto. A aliança firmada com Gilberto começa a partir do seu nascimento quando a Inglaterra passava por uma dura realidade de atrocidades morais e o povo pedia que Deus olhasse com bondade para seus sofrimentos. Esse olhar foi confirmado pelo sonho de sua mãe que vislumbrou todo o poder de Deus que haveria de agir em seu filho, nascido com uma deformidade física, mas um espírito fortemente aberto à ação do Espírito Santo e do seu poder.
        E esta aliança é concluída pela adesão incondicional e radical de sua parte em assumir todo o projeto de Deus em sua vida. Ele é um homem de oração, é um homem de escuta da Palavra, é um homem obediente à vontade de Deus. Lemos tudo isto em sua história, sobretudo, quando ele é chamado pelo seu bispo a servir no palácio episcopal em Lincoln e, depois de um certo tempo ali no serviço à igreja diocesana, ele prefere ocultar-se junto aos seus nas terras de seu pai e servir a todos ao seu redor com a simplicidade e docilidade que é própria dos santos de Deus.
       Gilberto é um homem da aliança com Deus, pois, como os santos patriarcas na história da salvação ele também foi um sinal que apontava para o amor de Deus, conduzindo muitos ao encontro com o Senhor.
        Que São Gilberto interceda por nós para que sejamos abertos à ação do Espírito Santo e assim seja confirmada a cada dia em nossa vida a aliança de amor com Deus que dá sentido à nossa história humana.


São Gilberto de Sempringham, rogai por nós


Nenhum comentário:

Postar um comentário