sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Uma centena a São Gilberto



             A centena que vamos orar é um louvor ao Deus altíssimo pelas suas grandes maravilhas realizadas na vida de seu servo São Gilberto. É um convite a entrarmos numa dinâmica de profunda espiritualidade que deve nos conduzir ao coração de nosso Deus pela intercessão de seu confessor.
             A centena está dividida em blocos de oração; cada bloco contém dez orações e cada oração é um convite ao louvor, à meditação, à intimidade com Deus, um encontro de oração junto com São Gilberto.

A centena

I- Passos

1- Procurar uma posição tranqüila e acolhedora
2- Fazer silêncio exterior e interior
3- Tomar posse da presença de Deus
4- Ter fé na comunhão dos santos
5- Abrir o coração à oração
6- Estar livre e atento para orar

II- A oração

1- Invocação do Espírito Santo
2- Oração a São Gilberto:

"Eterno Salvador e Rei, nós vos louvamos pelo vosso grande amigo e servo, o presbítero São Gilberto e com confiança em sua intercessão poderosa, me coloco em vossa santa presença e com a certeza de que a graça batismal nos coloca na igreja, corpo místico de Cristo, nos abandonamos em oração pedindo que São Gilberto nos ajude a entrar em comunhão de amor convosco. Amém"

3- Pai nosso

III- A centena

1- Nesta primeira dezena nós contemplamos o anúncio do nascimento de São Gilberto. Sua mãe sonhou com um sinal do céu: a lua crescente que pousa em seu ventre que gera Gilberto e ao tocar o seu ventre, a lua torna-se cheia. Nesta oração vamos pedir que São Gilberto nos ajude em nossa vida de intimidade com Deus que quer realizar grandes coisas em nosso favor.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu confio em vossa intercessão em favor de minha vida.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, a vida é dom maravilhoso de Deus e hoje eu quero perceber em minha vida todos os sinais de amor generoso que eu recebi do Pai misericordioso. Amém
(fazer silêncio)

2- Na segunda dezena vamos meditar a infância de São Gilberto marcada por muitos sofrimentos por causa de sua debilidade física e pela não aceitação de seu pai de sua realiade humana. Iremos pedir pela intercessão de São Gilberto a nossa cura de alguma dor que quando crianças também possamos ter experimentado.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu confio em vossa misericórida em favor de minha vida, pois eu sou um dom de Deus.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, a minha infância foi marcada também por momentos de dor e de angustia, mas eu confio hoje que não estava sozinho: o Senhor é o meu pastor. Amém.
(fazer silêncio)

3- Agora em nossa terceira dezena somos convidados a meditar e orar com São Gilberto pela conquista da certeza do amor de Deus que ajuda a superar toda e qualquer dificuldade. O Senhor aponta os caminhos para a nossa jornada.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu confio em vossa intercessão em favor de minha vida e nos acontecimentos eu posso ter a certeza do amor de Deus.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, muitas vezes tu sentiste também a força de Deus em tuas fraquezas. Socorrei-me agora em minhas dificuldades para que eu seja testemunha do amor poderoso de Deus. Amém.
(fazer silêncio)

Agora vamos orar em honra da Santíssima Trindade: Pai nosso...
                                                                                             Ave Maria...
                                                                           Glória ao Pai...

4- Nesta nossa quarta dezena em honra de São Gilberto vamos contemplar em sua vida e em nossa a ação de Deus que nos leva a ultrapassar as barreiras que podemos encontrar durante o nosso caminho. São Gilberto foi para a França e ali viu os sinais de Deus.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu espero em tua intercessão em meu favor.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, concedei a mim a graça de poder superar minhas barreiras, sejam elas quais forem, assim eu também poderei proclamar o poder de Deus em minha vida. Amém.
(fazer silêncio)

5- Em nossa quinta dezena em honra de São Gilberto iremos seguir com ele seu caminho de volta para casa. Ali ele encontrou-se novamente com seus pais e vizinhos. Podemos perceber a vitória que Deus realizou em sua vida: agora ele é mestre. Peçamos sua intercessão para que sejamos também capazes da reconciliação.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu espero em tua intercessão em meu favor, ajude a superar os desafetos provocados pela vida.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, obrigado pela tua amizade que me fortalece e anima a superar a cada dia tudo aquilo que pode ter sido um empecilho para a manifestação da graça de Deus em minha vida. Amém.
(fazer silêncio)

6- Nesta nossa sexta dezena em honra do servo de Deus São Gilberto, iremos meditar e suplicar as graças de Deus para que possamos como ele perceber o que é o mais essencial em nossa vida. São Gilberto passou um tempo no palácio do bispo e descobriu qual era a sua vocação.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu espero em tua intercessão em meu favor, assim, eu também possa responder ao meu chamado.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, eu te bendigo e agradeço porque ao responder ao teu chamado puseste toda a tua confiança na ação de Deus em tua vida. Intercedei por mim a fim de que eu também seja feliz no meu seguimento ao Senhor. Amém.
(fazer silêncio)

Vamos agora agradecer a Virgem Maria, mãe e modelo para todos os cristãos: 3 Ave Maria...

7- Na sétima dezena em honra de São Gilberto iremos contemplar e meditar olhando para a sua vida o desapego às coisas materiais e seu abandono à providência de Deus. São Gilberto soube viver sua vida com uma confiança total na misericórdia de Deus. Peçamos a sua intercessão para que, como ele, nós também tenhamos um coração voltado a Deus.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu confio em tua intercessão: ajudai-me a ser livre.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, eu agradeço a tua amizade e intercessão, pois eu confio que serei livre para viver o meu sim a Deus como tu o foste. Vinde em meu socorro para que eu seja capaz de seguir com generosidade de coração as palavras de Jesus Cristo. Amém.
(fazer silêncio)

8- Em nossa oitava dezena honrando a São Gilberto iremos orar pedindo sua intercessão para que como ele nós também aprendamos a orar e abandonar nossa vida nas mãos de Deus. São Gilberto passava noites inteiras acordado em profunda oração e reverência ao amor de Deus. Sua oração o levava a entrar em pleno êxtase de amor. Que ele nos ajude a orar com o coração, a mente, a vontade.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, eu confio em tua intercessão: vinde em meu auxilio para que eu ore.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, eu quero com toda a minha força ser uma pessoa de profunda intimidade com Deus, ajudai-me a ter o desejo de orar sempre e com o meu coração, mente e vontade, estar sempre na presença vida de Deus. Amém.
(fazer silêncio)

9- Ao rezarmos a nona dezena em honra de São Gilberto, iremos meditar olhando para a sua vida e a nossa, as tribulações e perseguições por amor a Deus. São Gilberto sofreu muito com a revolta dos irmãos leigos e com a perseguição do rei. O sofrimento em sua vida lhe trouxe crescimento e amadurecimento. Peçamos nesta dezena pela sua intercessão para que em nossos sofrimentos nunca percamos a fé e a esperança em Deus.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, socorrei-me em meus sofrimentos e dores.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, eu confio na presença viva de Deus em todos os acontecimentos de minha vida e espero firmemente que com tua amizade e intercessão, eu poderei crescer também nas horas de dificuldades. Ajudai-me a defender minha fé em todas as situações que eu possa passar. Amém.
(fazer silêncio)

Antes de terminarmos nossa centena, somos agora a louvar e bendizer a Deus pela vida de São Gilberto. Faça com suas próprias palavras um louvor a Deus.

10- Em nossa última dezena, vamos agradecer a Deus por toda a vida e missão de São Gilberto. Ele foi deixando ser conduzido por Deus e assim chegou à glória da santidade. Vamos pedir a sua intercessão para que nós também possamos trilhar pelos caminhos da santidade de vida e assim chegarmos um dia à pátria celeste com o convívio da Virgem Maria, dos anjos e dos santos todos, especialmente com São Gilberto.
(Rezar 10 vezes): São Gilberto, ajudai-me a ser santo.
(Após a oração): São Gilberto de Sempringham, eu te louvo e bendigo pela tua santidade. Obrigado por seguires fielmente a palavra de Jesus Cristo porque assim hoje eu posso vos admirar e venerar em tua santidade e nela adorar a Deus que é totalmente santo. Amém.
(fazer silêncio)

Terminar a centena com a leitura de um salmo aberto na Bíblia ao acaso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário