sexta-feira, 31 de maio de 2013

As virtudes teologais em São Gilberto

    


     A vida cristã é fortemente e essencialmente marcada por um contínuo desejo de santidade. A santidade nasce num coração apaixonado e que busca com radicalidade o seguimento à pessoa e missão de Jesus Cristo que dá sentido novo à vida do homem conquistado pela sua cruz redentora.
        Para que possamos alcançar este grau é fundamentalmente necessário uma abertura à ação operante e salvífica do Espírito Santo. É o espírito que vem ao nosso encontro, em nosso auxílio para que as graças possam acontecer abundantemente e possa transformar nossa vida e ação.
        As três virtudes teologais, ou seja, que nos vem do Espírito Santo, agiram de maneira espetacular na vida de São Gilberto: a fé, a esperança e a caridade.
       São Gilberto é um homem que nutre a fé; a fé principia as nossas relações sagradas com o Pai. Ele confia e abandona toda a sua existência humana totalmente em Deus. Sua fé é provada e confirmada pela sua adesão alegre e consciente na ação salvífica de Cristo. Sua fé é manifestada em sua vida e obras. Pela fé, “o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque “a fé opera pela caridade” (Gl 5,6). Ele viveu de sua fé e a manifestou com alegria, testemunhando com firmeza de alma e de coração.
        Também São Gilberto foi um homem com uma confiança e certeza profunda no amor de Deus que o ajudou ao longo de sua vida a sustentar sua esperança, pois ele desejou ardentemente como sua felicidade o Reino dos Céus e a Vida eterna. Tinha plena consciência de que esperar em Deus é depositar nele toda a humana esperança, sabendo que só em Deus não existe nenhuma possibilidade de decepção. Sua esperança o impulsionava à uma atitude de vida transformadora e renovada. O impulso da esperança preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade. Sua esperança o alicerçou como uma âncora sua alma segura no amor de Deus e no projeto de vida em plenitude revelado em Jesus Cristo.
        Finalmente, em São Gilberto vemos um homem que atua o amor, o mandamento novo do Senhor, pois ele aprendeu a amar a Deus sobre todas as coisas e sobre todas as realidades humanas e aprendeu a amar ao seu próximo. É o amor que age em sua vida, que lhe dá a capacidade de amar e ser em nome do amor. Sua vida é um dom de amor. Este amor que se manifesta em suas atitudes de acolhimento, de suporte, de apoio, de perdão, de serviço, de disponibilidade, de intimidade com Deus, de vigilância, de desejo de santidade e de conversão.
       O amor em São Gilberto é uma marca que o diferencia de muitos porque soube abraçar de fato em sua vida a prática do mandamento que nos distingue da mentalidade do mundo. Assim, olhando para São Gilberto, percebemos que é possível viver sob a luz do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário