terça-feira, 4 de junho de 2013

As virtudes cardeais em São Gilberto

      

         As quatro virtudes cardeais são atitudes centrais, fundamentais e orientadoras para  a vivência cristã com equilíbrio, que orientam para uma vida de perfeição. Todos os batizados, de forma especial, são convidados a viverem suas vidas marcadas pela ação destas virtudes a fim de que possam conceber em suas vidas uma atitude moral que revele que pertencem ao Senhor. Estas virtudes norteiam uma prática ética que é capaz de alicerçar para uma retidão de vida.   
        São Gilberto foi envolvido pela graça de Deus em sua vida e compreendeu em sua história a vivência das virtudes cardeais que apontaram um caminho seguro para que pudesse testemunhar a Cristo em sua vida.
          Sua vida foi marcada pela virtude da prudência, pois teve um bom senso, perseguiu um equilíbrio em seu agir. Foi marcado pela providência e previdência, soube agir com sabedoria em suas decisões e manteve uma relação profunda com uma atenção constante a tudo o que se passava ao seu redor para uma prática de não viver nas ilusões e sim por uma opção de decisões em sua vida.
       São Gilberto soube ao mesmo tempo viver uma vida repleta de temperança, a segunda virtude cardeal. Esta virtude o levou a um auto-controle, ordenou seus afetos, ajudou-o a domesticar seus instintos e conduziu-o à uma organização de sua sexualidade, soube viver uma relação madura consigo mesmo e com os outros. teve uma alegria e paz que ninguém, mesmo em meio às suas dificuldades lhe fizeram perder a sua liberdade de filho de Deus.
         Também é próprio dos santos uma vida fortemente marcada pelo fortaleza, terceira virtude cardeal que conduz o cristão a ser forte no bem, na fé e no amor. Esta virtude conduziu a São Gilberto a vencer todas as formas de acomodação e apatia e a abraçar os desafios que lhe surgiam pela sua escolha e pela edificação de sua ordem. Esta virtude o ajudou a superar todos os obstáculos que surgiram ao longo de sua vida, tais como a sua cegueira, a revolta dos irmãos, o escândalo da monja de Watton. É uma virtude que sustenta no caminho a fidelidade para viver o martírio com a segurança e abandono completos em Deus.           
         Por fim, São Gilberto viveu com alegria a  virtude da justiça, que lhe possibilitou uma vida regrada no bem, numa convivência marcada com uma busca da defesa da dignidade de todos os que o procuravam para viver segundo a sua regra de vida. Com esta virtude da justiça ele soube defender a sua comunidade e ser sinal de amor em meio às mais adversas situações em sua vida. Conduziu-o a defender seus direitos e a lutar pelos direitos dos membros de suas comunidades. 
         A prática das virtudes cardeais o conduziram a manifestar em suas atitudes as ações que revelaram sua profunda intimidade com Deus, num caminho de conversão e de santidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário