quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As alegrias de São Gilberto


            Nos diz São Paulo em sua carta aos Gálatas que a alegria é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5,22) e esta alegria é própria daqueles que deixaram vencer em suas vidas o poder do amor de Deus e passaram a viver uma vida espiritual, alicerçada em uma contínua busca de santidade na liberdade dos filhos de Deus.
            A base deste fruto do Espírito Santo é o amor. O amor é o distintivo dos discípulos de Jesus. São Gilberto foi discípulo de Jesus,o seguiu como o seu único Senhor, por isto ele foi repleto da ação do Espírito de Jesus porque esteve sempre voltado à esta vida nova em que o cristão é chamado pela força da Palavra do Senhor.
           Quando se está repleto da ação do Espírito Santo se vive a alegria, não como um gozo de satisfação ou busca de contentamento em coisas passageiras, mas se experimenta que esta alegria causa uma profunda experiência sobrenatural que penetra ao mais íntimo do ser humano, pois revela a plenitude do amor de Deus.
           Este fruto do Espírito nasce de uma relação sadia e edificante das relações com Deus e com o próximo, de uma convivência social sadia, pois ninguém pode ser alegre sozinho, isolado do outro, fechado em seu mundo particular. Estas foram as profundas experiências de São Gilberto: uma alegria que nasce do mandamento do amor, do servir ao outro, do perder a vida para tê-la em abundância, do saber perdoar e amar aos inimigos, de viver uma relação de amor com Deus através de uma vida de oração que leva a compreender o mistério da Cruz e do deixar vencer pela perseverança e fidelidade ao projeto de Deus que está muito acima do projeto do homem.
             As alegrias que São Gilberto viveu ao longo de seus anos foram inúmeras, dentre elas estão a alegria de poder transmitir a fé aos seus discípulos no amor incondicional ao Cristo Senhor, de se tornar mestre para os pobres, de acolher em sua ordem todos os tipos e realidades de pessoas sem nenhuma acepção, de poder viver sua castidade perfeita no seguimento a Cristo, de viver na pobreza e abandono à providência divina. 
         São Gilberto foi um homem livre de todas as paixões humanas porque esteve sempre voltado o seu olhar e sua atenção às coisas que garantem a vida em plenitude. Quando se experimenta esta liberdade, então sim, se pode viver na alegria sem buscar recompensas humanas e afetivas em situações frívolas que não garantem a permanência da alegria, pois são enganadoras e decepcionam. 
           Que São Gilberto de Sempringham nos ajude também a nós a vivermos esta alegria, fruto do Espírito Santo, a fim de que possamos testemunhar o amor de Cristo que nos impulsiona no Mistério de sua Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário