quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

São Gilberto: testemunha fiel do Cordeiro de Deus



    O Livro das Revelações nos apresenta em seus relatos a força do testemunho dos discípulos do Cordeiro e sua adesão incondicional ao projeto do Pai. Diz a palavra de Deus: "Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro" (Apocalipse 7,14b). 
    Os santos são as testemunhas visíveis deste fidelidade ao Cordeiro de Deus, pois, aprenderam com suas vidas a proclamarem a Cristo como o seu senhor. São homens e mulheres que abandonaram suas vidas no Senhor e por isso puderam vencer todas as ciladas e armadilhas que o mundo e sua mentalidade lhes impuseram, cumpriram a palavra do Senhor pelo profeta Jeremias: "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor" (17,7). 
     São Gilberto faz parte desta plêiade que por amor a Cristo foi tornando-se a fiel testemunha com sua vida e postura diante da vida e do mundo. Foi conquistado pelo Senhor e porque foi alcançado por Jesus, permitiu que sua vida pudesse ser um sinal visível de sua pertença ao Senhor. Cumpriu em sua vida a palavra do profeta: "Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo" (Jeremias 20,7).
       Dar testemunho do Senhor é próprio para aqueles que movidos pelo Espírito Santo são conduzidos por um novo caminho a cada dia. Esse caminho é a escolha pelo Evangelho e pela confiança e abandono em Jesus Cristo, ser alimentado por ele e viver por ele com toda a intensidade, com toda a força e toda opção de vida. 
        A santidade dos filhos de Deus se realiza nesta única e suprema verdade: nele a nossa vida está escondida e plenamente realizada. Nada vale mais do que seguir por este caminho para entrar na vida. Poder testemunhá-lo em cada momento e situação, permanecer unido a Cristo e ser encontrado nele; isto sim vale a pena para aqueles que dão testemunho do Cordeiro em sua existência humana.
         São Gilberto soube em cada passo de sua história manifestar este amor incondicional pelo Cristo, soube fazer a melhor escolha e que não lhe será tirada (cf. Lucas 10,42). Aprendeu o que significa viver uma vida nova e tirar de suas consequências os valores que dão sentido e orientação para o seguimento do Senhor. Soube conformar sua vida ao Senhor de tal forma que ao longo de sua vida foi tornando-se impossível separar-se dele. Foi testemunha fiel pela sua escolha e decisão, aprendeu a perder a vida para poder ganhá-la em plenitude.  







                

Nenhum comentário:

Postar um comentário